top of page

Softwares de Observação

Observação, Produção de Cartas e Simuladores

STELLARIUM

Simulador  gratuito e de fácil instalação. O usuário pode escolher o céu visto desde qualquer  ponto do globo terrestre, acessar datas no presente, passado e futuro. O software simula o poder dos telescópios ao revelar detalhes de grandes jóias no céu.

SKYCHART

Esse programa, leve e gratuito, fornece cartas celestes. Com ele é possível mapear constelações, planetas, galáxias e fazer uma observação em particular de cada objeto escolhido.

CELESTIA

Para quem deseja se aventurar para além do que é visível da Terra, o Celestia é uma boa escolha. Esse software gratuito permite navegar pelo Sistema Solar e além, passando por planetas, satélites e estrelas distantes

STAR WALK 2

Excelente alternativa gratuita para quem deseja um aplicativo de celular completo, como o STELLARIUM. Com o Star Walk 2 é possível acompanhar eventos de conjunção, fases da Lua, ver os shapes das constelações e muito mais.

STARRY NIGHT 8

O Starry Night é um software pago de observação do céu que torna possível acompanhar o movimento celeste da noite de qualquer localização da Terra, em milhares de anos no passado e no futuro, além do próprio dia de uso.

UNIVERSE SANDBOX

Esse simulador (ou game) permite criar inúmeros sistemas solares a partir de outras estrelas, alterar configurações de massa, gravidade, pressão etc; além de simular colisões entre planetas, entre estrelas e até entre buracos negros! Tem uma versão básica gratuita.

SPACE ENGINE

Um simulador de navegação pelo cosmos. O usuário pode ver de perto outros sistemas solares, chegar no centro de uma galáxia, percorrendo caminhos com milhões de estrelas. Com ele não é possível alterar características físicas do objetos.

bottom of page