Efemérides

Registros de Passagem dos Astros

Devido ao dinamismo do cosmos, eventos sucessivos oriundos da passagem dos astros estão continuamente ocorrendo no céu. A estas ocorrências, dá-se o nome de efemérides, às quais podemos estimar as datas seguras dos eventos.

Confira: as luas do mês, o calendário completo de efemérides em 2020, e fique atento aos eventos: 

Post Instagram efemerides OUT 2020 ok.pn

01/OUT -   Mercúrio em máxima elongação.

 

Esse é um ótimo momento para observar o planeta, uma vez que é quando ele estará em seu ponto mais alto em relação ao horizonte durante o início da noite. Para observá-lo, o ideal é olhar para o Oeste, logo após o Sol se pôr.

03/OUT - Conjunção Marte e Lua

 

Marte e a Lua estarão em conjunção no céu na Constelação de Peixes. Uma conjunção, em Astronomia, ocorre quando dois corpos celestes parecem estar próximos, quando visualizados de um ponto; no nosso caso, vistos por um observador na Terra.

06/OUT -  Marte estará no Perigeu

Neste dia 06 de outubro, o planeta vermelho estará no seu ponto mais próximo a terra.

13/OUT -  Lua e Vênus estão de encontro marcado

No dia 13 de outubro Marte estará em Oposição, visto da Terra o Majestoso planeta vermelho surge no céu no lado oposto ao Sol. Esse será um bom momento para observa-lo no céu.

22/OUT - Chuva de Meteoros Orinidas

Essa chuva é resultado do cometa Halley, com seus destroços entrando e se queimando em nossa atmosfera. Basta olhar para o céu na direção das "Três Marias", na constelação de Órion para ver esse belíssimo espetáculo.

22/OUT - Lua, Júpiter e Saturno novamente alinhados

Lua, Júpiter e Saturno formarão um belo trio no céu. Esse espetáculo celeste poderá ser apreciado no comecinho da noite do dia 22 de outubro, basta olhar para a direção leste, entre as constelações de Sagitário e Capricórnio.

29/OUT - Marte e Lua se encontram mais uma vez no céu.

Mais uma vez Marte e Lua terão um encontro no céu. A Conjunção será na Constelação de Peixes.

logo-uesc.png

Junte-se a nossa lista e não perca as nossas novidades! 

@2020 Conteúdo Licenciado pela Creative Commons - Observatório Astronômico da UESC - OAU