SARAU
DAS COPAS
SARAU
DAS COPAS
SARAU
DAS COPAS
SARAU
DAS COPAS
Próximos Eventos
Parceria com o Teatro Popular de Ilhéus
Efemérides
Efemérides
Efemérides
Palestras
Palestras
Os registros de passagem dos astros
Os registros de passagem dos astros
Converse com um Astrônomo
Converse com um Astrônomo
Palestras
Palestras
Os registros de passagem dos astros
Converse com um Astrônomo
Converse com um Astrônomo
Efemérides
Registros de Passagem dos Astros
Devido ao dinamismo do cosmos, eventos sucessivos oriundos da passagem dos astros estão continuamente ocorrendo no céu. A estas ocorrências, dá-se o nome de efemérides, às quais podemos estimar as datas seguras dos eventos.
Confira as luas do mês, o calendário completo de efemérides e fique atento aos eventos:

JÚPITER NO PERIGEU
Na quinta-feira, 02 de novembro, a órbita de Júpiter ao redor do Sol o levará para seu ponto mais próximo da Terra – seu perigeu – a uma distância de cerca de 4 UA (unidades astronômicas), ou seja, 4 vezes mais distante de nós do que o Sol. Neste momento, o Sol, a Terra e Júpiter estarão em linha reta, com a Terra no meio.
JÚPITER EM OPOSIÇÃO
Na sexta-feira, 03 de novembro, Júpiter estará em oposição. Ele ficará do lado oposto do Sol, sendo visível durante grande parte da noite, atingindo seu ponto mais alto do céu à meia noite
FIM DO MOVIMENTO RETRÓGRADO DE SATURNO
No sábado (04/11), Saturno chega ao fim de seu movimento retrógrado, terminando o seu movimento para oeste através das constelações e retornando ao movimento mais usual para leste.
CONJUNÇÃO LUA E VÊNUS
A Lua e Vênus estarão em conjunção na quinta-feira (09/11), a Lua passando 1°00' ao norte de Vênus. A Lua estará em magnitude -10.6, e Vênus em magnitude -4.3, ambos na constelação de Virgem.
CHUVA DE METEOROS LEÔNIDAS
No dia 18 de novembro, a chuva de meteoros Leônidas atinge seu pico, com uma taxa de até 15 meteoros por hora. Durante este período, haverá a chance de ver meteoros sempre que o ponto radiante da chuva, na constelação de Leão, estiver acima do horizonte, com o número de meteoros visíveis aumentando quanto mais alto o ponto radiante estiver no céu. A chuva estará ativa desde 6 de novembro até 30 de novembro.
PLÊIADES ATINGEM PONTO MAIS ALTO NO CÉU
Em 18 de novembro, as Plêiades atingem o seu ponto mais alto no céu por volta da meia-noite. As Plêiades constituem um aglomerado estelar aberto visível a olho nu na constelação de Touro, que estará bem posicionado no céu noturno nas próximas semanas.
CONJUNÇÃO LUA E SATURNO
Lua e Saturno formam um belo par no céu na segunda-feira (20/11). A Lua passa 2°43' ao sul do planeta de anéis. A Lua estará em magnitude -12.0, e Saturno em magnitude 0.6, ambos na constelação de Aquário.
CONJUNÇÃO LUA E JÚPITER
Depois do encontro com Saturno, a Lua encontra Júpiter na constelação de Áries no sábado, 25/11. A Lua passa 2°46' ao norte de Júpiter. A Lua estará em magnitude -12.7, e Júpiter em magnitude -2.8.