Efemérides

Registros de Passagem dos Astros

Devido ao dinamismo do cosmos, eventos sucessivos oriundos da passagem dos astros estão continuamente ocorrendo no céu. A estas ocorrências, dá-se o nome de efemérides, às quais podemos estimar as datas seguras dos eventos.

Confira: as luas do mês, o calendário completo de efemérides em 2021 estará disponível em breve em nosso site,  fique atento aos eventos: 

Post Instagram efemerides junho 2021.png

10 de Junho – Eclipse Solar Anular

Na quinta-feira (10) ocorre o eclipse solar anular, visível apenas para os habitantes de certas regiões do Canadá, Groenlândia e Rússia. Nessas regiões será possível ver o Sol esconder-se atrás da Lua nova. No ápice do evento, será visto um “anel de fogo” ao redor do Sol eclipsado. Durante o eclipse, a Lua ficará entre a Terra e o Sol, mas não cobrirá completamente as bordas do disco solar.

 

Anualmente são esperados dois eclipses solares, vistos em diminutas áreas do globo terrestre. Embora não seja possível admirar o eclipse anular deste ano no Brasil, há uma boa notícia. Em 14 de outubro de 2023 teremos um eclipse solar anular no nordeste brasileiro. Preparem-se! 

11 de Junho - Chuva de meteoros Arietídeas 

 

Na madrugada da sexta-feira (11), teremos o pico da chuva de meteoros Arietídeas, com uma taxa de 50 meteoros por hora. O número observado de meteoros depende principalmente da altitude do radiante da chuva de meteoros, além do grau de poluição luminosa na vizinhança. Em Ilhéus, onde o radiante se encontra a 22° acima do horizonte, são estimados cerca de 19 meteoros por hora.

 

Mesmo assim, os madrugadores poderão curtir um belo espetáculo no céu, irradiando da Constelação de Áries. Basta olhar na direção leste a partir das 03h45.   

 

 

10 de junho - Mercúrio em conjunção inferior com o Sol 

Mercúrio estará em conjunção inferior com o Sol na quinta-feira (10), o que marca o fim de sua aparição no céu noturno e transição para se tornar um objeto matinal. Mercúrio estará a apenas a 3º08 do Sol, permanecendo totalmente inobservável por várias semanas, enquanto estiver ofuscado no brilho do nosso Astro Rei.


 

12 de junho - Conjunção Vênus e Lua na Constelação de Gêmeos 

No início da noite do sábado (12), Lua e Vênus formarão um belo par brilhante no céu. Os dois astros estarão em conjunção na Constelação de Gêmeos. A Lua estará a uma distância de 1° 28’ ao Norte de Vênus. O fenômeno poderá ser observado na direção oeste, logo após o pôr do Sol. 


 

13 de Junho - Conjunção Lua e Marte na constelação de Câncer. 

No domingo (13), após o pôr do Sol, Lua e Marte estarão em conjunção. O planeta vermelho passará a 2° 48' ao Sul da Lua. Para avistá-los basta olhar na direção oeste. Teremos apenas 2h para observar o fenômeno.


 

21 de junho - Solstício de Junho 

21 de junho é dia de solstício, o que marca a chegada do inverno no Hemisfério Sul. O Polo Norte da Terra estará inclinado em direção ao Sol, que alcançará sua posição mais ao norte no céu e estará projetado sobre o Trópico de Câncer, 23,5° ao norte da linha do equador. 

 

Este será o dia mais curto de 2021 no Hemisfério Sul, o que é uma característica do inverno, com dias mais curtos e noites mais longas. Este também é o dia em que a jornada anual do Sol, através das constelações do zodíaco, o leva ao seu ponto mais ao norte no céu, na constelação de Câncer.

No Hemisfério Norte, por outro lado, o Sol ficará acima do horizonte por mais tempo do que em qualquer outro dia do ano, e as noites serão mais curtas, caracterizando o primeiro dia do verão. 

 

A palavra solstício é de origem latina (sol+sistere) e significa "sol imóvel". Para algumas culturas essa é uma data de celebração da Colheita e da Vida; para outras, é o melhor momento para fazer oferendas aos céus. O solstício começa às 00h21 do horário de Brasília.


 

24 de junho - Lua cheia, superlua! 

A Superlua de junho ocorre na noite da quinta-feira (24) O satélite natural irá ser visível no céu noturno, na constelação de Sagitário a partir das 18h10. Estará bem brilhante, com uma magnitude de -11.91. Esse evento sempre ocorre quando a Lua está na fase de Lua cheia ao passar pelo perigeu, que é o ponto de maior aproximação com a Terra, em sua órbita elíptica.

 

27 de junho – conjunção Lua e Saturno

A Lua e Saturno estarão em conjunção na madrugada do domingo (27) na Constelação de Capricórnio. Próximo das 4 h da manhã, a Lua passará a 4º ao sul do planeta Saturno.  

 

28 DE JUNHO - CONJUNÇÃO LUA E JÚPITER – 

Na noite da segunda-feira (28), Lua e Júpiter estarão em conjunção. Em sua trajetória ao redor da Terra, a Lua parecerá projetada no céu a 4°27' ao sul do planeta Júpiter. O par estará na constelação de Aquário, e será visível acima do horizonte leste a partir das 21h até o amanhecer. 

 

conjunção Lua e Saturno@4x.png
CONJUNÇÃO MARTE E LUA@4x.png