top of page

Efemérides

Registros de Passagem dos Astros

Devido ao dinamismo do cosmos, eventos sucessivos oriundos da passagem dos astros estão continuamente ocorrendo no céu. A estas ocorrências, dá-se o nome de efemérides, às quais podemos estimar as datas seguras dos eventos.

Confira as luas do mês, o calendário completo de efemérides e fique atento aos eventos: 

efemérides out 2024

02 de outubro – Eclipse Solar Anular

No dia 02 de outubro ocorre um eclipse solar anular. A Lua passará na frente do Sol. O fenômeno será visível no sul do Chile e no sul da Argentina.

De Ilhéus, o eclipse não será visível, mas do sul do Brasil o Sol será eclipsado em, no máximo, 37%. O eclipse anular não será visível no Brasil
 

04 de outubro – Pequena Nuvem de Magalhães bem posicionada no céu

A companheira anã da Via Láctea, a Pequena Nuvem de Magalhães (SMC), estará bem posicionada no céu noturno no dia 4 de outubro, quando atinge seu ponto mais alto no céu por volta da meia-noite.

De Ilhéus será visível durante toda a noite, surgindo ao anoitecer por volta das 18:16 e desaparecendo ao amanhecer por volta das 04:30.

Com magnitude 2,7, o SMC é visível a olho nu, mas é melhor visualizado através de um par de binóculos.

 

05 de outubro – Conjunção Lua e Vênus

 Lua e Vênus formam um belo par no céu na constelação de Libra no sábado, 05/10. A Lua passa 3° ao sul de Vênus. 

Os astros podem ser observados na direção oeste, logo após o crepúsculo. Eles ficarão visíveis por cerca de 2 horas, quando desaparecerão no horizonte às 19:47. A Lua estará brilhando com magnitude -9,9, e Vênus com magnitude -4,0.

 

09 de outubro – Jupiter em movimento retrógrado

No dia 09 de outubro Júpiter entrará em movimento retrógrado, interrompendo seu movimento usual para o leste através das constelações e se voltando para o oeste. Essa reversão de direção é um fenômeno que todos os planetas externos do sistema solar sofrem periodicamente, alguns meses antes de atingirem a oposição .
 

12 de outubro – Cometa C/2023 passa pelo perigeu

No sábado, 12/10,  o cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) passa pelo perigeu, fazendo sua maior aproximação da Terra a uma distância de 0,46 Unidades Astronômicas .

De Ilhéus  no dia do perigeu não será facilmente observável, pois estará muito próximo do Sol, a uma distância angular de 14°.
 

14 de outubro – Conjunção Lua e Saturno

Na segunda-feira, 14/10  Lua e Saturno estarão em conjunção. A Lua passa  6'45" ao norte do planeta de anéis. 

De Ilhéus, o par será visível no céu noturno, tornando-se acessível por volta das 18:00. A Lua estará brilhando com magnitude -12,7, e Saturno com magnitude 0,6, ambos os astros estarão na constelação de Aquário.

 

19 de outubro – Aproximação Lua e M45 (Plêiades)

Lua e M45 farão sua maior aproximação, passando a meros 11,6 minutos de arco uma da outra. De Ilhéus, o belo par estará acessível a partir das 20h56. até a aurora do dia seguinte.

A Lua estará brilhando com magnitude -12,7; e M45 estará brilhando com magnitude 1,3. 

 

23 de outubro – Conjunção Lua e Marte

Depois do encontro com Júpiter, a Lua se encontra com Marte na quarta-feira, 23/10. A Lua passa  3°54' ao norte de Marte. 

De Ilhéus, o par será visível no céu das 23h40 ao amanhecer.

A Lua estará brilhando com magnitude -12,0, e Marte com magnitude 0,2, ambos na constelação de Gêmeos .

bottom of page