SARAU
DAS COPAS
SARAU
DAS COPAS
SARAU
DAS COPAS
SARAU
DAS COPAS
Próximos Eventos
Parceria com o Teatro Popular de Ilhéus
Efemérides
Efemérides
Efemérides
Palestras
Palestras
Os registros de passagem dos astros
Os registros de passagem dos astros
Os registros de passagem dos astros
Converse com um Astrônomo
Converse com um Astrônomo
Palestras
Palestras
Converse com um Astrônomo
Converse com um Astrônomo
Efemérides
Registros de Passagem dos Astros
Devido ao dinamismo do cosmos, eventos sucessivos oriundos da passagem dos astros estão continuamente ocorrendo no céu. A estas ocorrências, dá-se o nome de efemérides, às quais podemos estimar as datas seguras dos eventos.
Confira: as luas do mês, o calendário completo de efemérides em 2021 estará disponível em breve em nosso site, fique atento aos eventos:

04 de dezembro – Eclipse Solar
No dia 04 ocorre o eclipse solar total, uma pena que ele não será visível no Brasil.
06 de dezembro – Conjunção Lua e Vênus
Após passar por Marte, é a vez da Lua se encontrar com Vênus nesta segunda-feira (06). Os dois astros estarão a cerca de 2º' de distância, ambos na constelação de Sagitário. Para avistá-los basta olhar na direção oeste após o pôr do sol.
07 de dezembro – Conjunção Lua e Saturno
No início da noite desta terça-feira (07) Lua e Saturno estarão em conjunção ao oeste, a Lua passa pouco mais de 4°ao sul de Saturno. A Lua estará em magnitude -11,0 e Saturno em magnitude 0,5, ambos na constelação de Capricórnio.
08 de Dezembro – Bela configuração: Lua entre Júpiter e Saturno.
Após a passagem por Saturno, a Lua poderá ser vista entre os dois planetas gigantes, na direção oeste no início da noite desta quarta-feira (08). Júpiter com magnitude -2,3 será o objeto mais brilhante do céu depois da Lua. Ambos estarão com Saturno na constelação de Capricórnio.
13 de dezembro de 14 – Chuva de Meteoros Geminídeas
Na madrugada desta terça-feira (14), ocorre o pico da chuva de meteoros Geminídeas. Ativa desde o dia 04 até o dia 17 de dezembro, a Gemínidas é uma das duas chuvas mais esperadas do ano, com previsão de uma taxa de até 120 meteoros por hora. Os meteoros irradiam da constelação de Gêmeos mas podem ser vistos em qualquer lugar do céu. A melhor exibição desta chuva será por volta das 2 h da manhã, quando seu ponto radiante estará mais alto no céu. O ocaso da Lua ocorrerá por volta da 1h30 da madrugada, permitindo maior destaque para a chuva de meteoros.
21 de dezembro – Solstício de Verão
21 de dezembro é dia de solstício. Esse será o dia mais longo do ano , caracterizando o início do verão no Hemisfério Sul. No solstício a jornada anual do Sol através das constelações do zodíaco atinge seu ponto mais ao sul no céu, na constelação de Capricórnio.
No Hemisfério Norte, o Sol fica acima do horizonte por menos tempo do que em qualquer outro dia do ano, sendo o dia mais curto, marca o início do inverno.
.

