Efemérides

Registros de Passagem dos Astros

Devido ao dinamismo do cosmos, eventos sucessivos oriundos da passagem dos astros estão continuamente ocorrendo no céu. A estas ocorrências, dá-se o nome de efemérides, às quais podemos estimar as datas seguras dos eventos.

Confira: as luas do mês, o calendário completo de efemérides em 2021 estará disponível em breve em nosso site,  fique atento aos eventos: 

Post Instagram efemerides NOV2021 ok_4x.png

07 de novembro – Bela configuração Lua e Vênus

Lua e Vênus formarão uma bela composição neste domingo (07). Será possível avistá-los ao sudoeste, logo após o crepúsculo. A Lua estará com magnitude -9,5 e Vênus com magnitude -4,5, ambos na constelação de Sagitário.

08 de novembro – Conjunção Lua e Vênus

Lua e Vênus estarão em conjunção nesta segunda-feira (08). A Lua passa 1°06' ao norte de Vênus. Será possível avistá-los ao sudoeste, logo após o crepúsculo. A Lua estará com magnitude -10,8, e Vênus com magnitude -4,5, ambos na constelação de Sagitário.

 

09 de novembro - Vênus atinge seu ponto mais alto no céu

Nesta terça-feira (09), Vênus atingirá seu ponto mais alto no céu em sua aparição noturna de 2021. Ele estará brilhando intensamente com magnitude -4,4.

 

10 de novembro – Conjunção Lua e Saturno

Lua e Saturno encontram-se no céu nesta quarta-feira (10). Os dois astros estarão visíveis a oeste no início da noite. A Lua passa  4° 06' ao sul de Saturno. A Lua estará com magnitude -11,7 e Saturno com magnitude 0,4, ambos na constelação de Capricórnio.

 

11 de novembro – Conjunção Lua e Júpiter

Após o encontro com Saturno,a Lua encontra-se com Júpiter nesta quinta-feira (11). A Lua passa 4°21'ao sul do gigante gasoso. Eles serão vistos à oeste, bem acima do horizonte, logo após o ocaso do Sol. A Lua estará com magnitude -12,0 e Júpiter, -2,4, ambos na constelação de Capricórnio.

 

19 de novembro – Eclipse Parcial da Lua

O Eclipse  Parcial da Lua ocorre nesta sexta-feira (19). A Lua passa pela sombra da Terra entre 04h19 e 07h47, criando um eclipse lunar parcial. O eclipse será visível em qualquer local onde a Lua esteja acima do horizonte. Na região de Itabuna e Ilhéus, a Lua vai entrar na umbra logo após às 04:15, quando estará a cerca de 8° acima do horizonte. O ocaso da Lua ocorre às 05:47.  O eclipse máximo ocorrerá às 06h04, quando 97% do disco da Lua ficará na sombra.

CONJUNÇÃO lua e venus_4x.png
conjunção Lua e Saturno@4x.png