Efemérides

Registros de Passagem dos Astros

Devido ao dinamismo do cosmos, eventos sucessivos oriundos da passagem dos astros estão continuamente ocorrendo no céu. A estas ocorrências, dá-se o nome de efemérides, às quais podemos estimar as datas seguras dos eventos.

Confira: as luas do mês, o calendário completo de efemérides em 2021 estará disponível em breve em nosso site,  fique atento aos eventos: 

Post Instagram efemerides jan 2021 ok@4x

03/JAN – CHUVA DE METEOROS QUADRÂNTIDAS

A Primeira chuva de meteoros prevista para abrir o ano de 2021 será na madrugada do dia 03 de janeiro. A Chuva de Meteoros Quadrântidas produzirá em seu pico até 40 meteoros por hora. Os meteoros irradiarão da constelação do Boieiro, mas podem aparecer em qualquer lugar do céu. 

11/JAN – CONJUNÇÃO VÊNUS E LUA NA CONSTELAÇÃO DE SAGITÁRIO

 

Na madrugada do dia 11 de janeiro, Vênus e Lua têm encontro marcado no céu; a conjunção será na constelação de Sagitário. Daqui da Terra, Vênus parecerá um ponto brilhante bem próximo à Lua.

 

14/JAN – CONJUNÇÃO LUA, MERCÚRIO, JÚPITER E SATURNO NA CONSTELAÇÃO DE CAPRICÓRNIO

No pôr do sol do dia 14 de janeiro Lua, Mercúrio, Júpiter e Saturno estarão quase que plenamente alinhados verticalmente. Saturno estará mais baixo no horizonte e por isso talvez seja até mais difícil de vê-lo. Com uma boa localização e um céu limpo, ele será visto junto do trio formado pelos demais astros envolvidos. 

20/ JAN – CONJUNÇÃO LUA E MARTE ENTRE AS CONSTELAÇÕES DE PEIXES E ÁRIES

Marte e a Lua estarão em conjunção no céu entre as Constelações de Peixes e Áries. Uma conjunção, em Astronomia, ocorre quando dois corpos celestes parecem estar próximos, quando visualizados de um ponto; no nosso caso, vistos por um observador na Terra.

logo-uesc.png

Junte-se a nossa lista e não perca as nossas novidades! 

@2020 Conteúdo Licenciado pela Creative Commons - Observatório Astronômico da UESC - OAU