top of page

Efemérides

Registros de Passagem dos Astros

Devido ao dinamismo do cosmos, eventos sucessivos oriundos da passagem dos astros estão continuamente ocorrendo no céu. A estas ocorrências, dá-se o nome de efemérides, às quais podemos estimar as datas seguras dos eventos.

Confira as luas do mês, o calendário completo de efemérides e fique atento aos eventos: 

Post Instagram efemerides  Nov 2023.png

JÚPITER NO PERIGEU

Na quinta-feira, 02 de novembro, a órbita de Júpiter ao redor do Sol o levará para seu ponto mais próximo da Terra – seu perigeu – a uma distância de cerca de 4 UA (unidades astronômicas), ou seja, 4 vezes mais distante de nós do que o Sol. Neste momento, o Sol, a Terra e Júpiter estarão em linha reta, com a Terra no meio.

JÚPITER EM OPOSIÇÃO

Na sexta-feira, 03 de novembro, Júpiter estará em oposição.  Ele ficará do lado oposto do Sol, sendo visível durante grande parte da noite, atingindo seu ponto mais alto do céu à meia noite

FIM DO MOVIMENTO RETRÓGRADO DE SATURNO

No sábado (04/11), Saturno chega ao fim de seu movimento retrógrado, terminando o seu movimento para oeste através das constelações e retornando ao movimento mais usual para leste.

CONJUNÇÃO LUA E VÊNUS

A Lua e Vênus estarão em conjunção na quinta-feira (09/11), a Lua passando 1°00' ao norte de Vênus. A Lua estará em magnitude -10.6, e Vênus em magnitude -4.3, ambos na constelação de Virgem.

 

CHUVA DE METEOROS LEÔNIDAS
No dia 18 de novembro, a chuva de meteoros Leônidas atinge seu pico, com uma taxa de até 15 meteoros por hora. Durante este período, haverá a chance de ver meteoros sempre que o ponto radiante da chuva, na constelação de Leão, estiver acima do horizonte, com o número de meteoros visíveis aumentando quanto mais alto o ponto radiante estiver no céu. A chuva estará ativa desde 6 de novembro até 30 de novembro.  

 

PLÊIADES ATINGEM PONTO MAIS ALTO NO CÉU

Em 18 de novembro, as Plêiades atingem o seu ponto mais alto no céu por volta da meia-noite. As Plêiades  constituem um aglomerado estelar aberto visível a olho nu na constelação de Touro, que estará bem posicionado no céu noturno nas próximas semanas.

 

CONJUNÇÃO LUA E SATURNO

Lua e Saturno formam um belo par no céu na segunda-feira (20/11). A Lua passa 2°43' ao sul do planeta de anéis. A Lua estará em magnitude -12.0, e Saturno em magnitude 0.6, ambos na constelação de Aquário.

CONJUNÇÃO LUA E JÚPITER

Depois do encontro com Saturno, a Lua encontra Júpiter na constelação de Áries no sábado, 25/11. A Lua passa  2°46' ao norte de Júpiter. A Lua estará em magnitude -12.7, e Júpiter em magnitude -2.8.

bottom of page