Efemérides

Registros de Passagem dos Astros

Devido ao dinamismo do cosmos, eventos sucessivos oriundos da passagem dos astros estão continuamente ocorrendo no céu. A estas ocorrências, dá-se o nome de efemérides, às quais podemos estimar as datas seguras dos eventos.

Confira: as luas do mês, o calendário completo de efemérides em 2021 estará disponível em breve em nosso site,  fique atento aos eventos: 

Post Instagram efemerides fev 2021 ok@4x

03/FEV – ASTEROIDE 18 MELPOMENE EM OPOSIÇÃO

Em 03 de fevereiro o Asteroide 18 Melpomene estará em oposição. Estar em oposição significa que dois astros estão em posições opostas no céu quando vistos da Terra. É importante lembrar que esse asteroide não apresenta risco algum ao nosso planeta.

08/FEV – CHUVA DE METEOROS ALFA CENTAURÍDEOS

A Chuva de Meteoros Alfa Centaurídeos, chegará ao pico. Ela acontece entre os dias 28 de Janeiro e 21 de Fevereiro, quando está no pico é possível ver 10 meteoros por hora entrando na atmosfera a uma velocidade de 58,2 km/s. Seu radiante está próximo à estrela α Centauri, na constelação do Centauro.

08/FEV – MERCÚRIO EM CONJUNÇÃO INFERIOR COM O SOL

Mercúrio estará em conjunção inferior com o Sol. Quando os planetas inferiores (Mercúrio e Vênus) estão alinhados entre a Terra e o nosso astro rei, chamamos de conjunção inferior.

10/ FEV – CONJUNÇÃO LUA E SATURNO

No dia 10 de fevereiro acontecerá um encontro entre a Lua e o nosso Senhor dos Anéis (Saturno). Quando esses encontros acontecem, chamamos de Conjunção. Uma conjunção acontece quando dois astros parecem estar próximos quando vistos de um observador na Terra.

18/ FEV – ATERRISSAGEM EM MARTE DO MARS ROVER DA NASA PERSEVERANCE E INGENUITY

Essa é a data programada para a chegada do  Perseverance e de seu helicóptero Ingenuity no Planeta Vermelho. Após o pouso em Marte ele estudará o solo marciano em busca de sinais de vida passadas ​​e presentes e testará novas tecnologias para futuras missões humanas.

19/ FEV – CONJUNÇÃO LUA E MARTE

No dia 19 de fevereiro haverá um encontro entre a Lua e o nosso Planeta Vermelho. Quando esses encontros acontecem, chamamos de Conjunção. Uma conjunção acontece quando dois astros parecem estar próximos quando vistos de um observador na Terra.

20/ FEV –VÊNUS NO AFÉLIO

Em 20 de fevereiro Vênus estará mais distante do Sol. Quando um astro está mais distante do Sol, chamamos esse distanciamento de Afélio. Esse afastamento acontece devido a órbitas elípticas dos astros em torno do nosso astro rei.

28/ FEV –MERCÚRIO EM MÁXIMA ELONGAÇÃO

O planeta Mercúrio atinge o ponto mais alto do céu. Este é o melhor momento para visualizá-lo, pois estará em seu ponto mais alto acima do horizonte no céu da manhã. 

logo-uesc.png

Junte-se a nossa lista e não perca as nossas novidades! 

@2020 Conteúdo Licenciado pela Creative Commons - Observatório Astronômico da UESC - OAU